top of page
  • Foto do escritorLio Miranda Advogados Associados

O QUE É RECALL?

Atualizado: 4 de nov. de 2019


Recall. Direito do Consumidor. Vício

É muito comum ver um Recall na televisão de empresas automotivas para que os compradores de determinado produto se dirijam até a empresa para o devido reparo.


Mas Dra. o que exatamente é o Recall?


O Recall, ou chamamento, é o procedimento gratuito pelo qual o fornecedor informa o público e/ou eventualmente o convoca para sanar os defeitos encontrados em produtos vendidos ou serviços prestados. O objetivo essencial do Recall é proteger e preservar a vida, a saúde, a integridade e a segurança do consumidor, além de evitar e minimizar prejuízos físicos ou morais.

(informações retiradas do site do procon, na data de 02 de outubro de 2019).


O Recall está previsto no art. 10, do Código de Defesa do Consumidor

Artigo 10 – O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

     § 1º - O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.

    § 2º - Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço.

    § 3º - Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito.


Para maiores informações, entre em contato através do site, pelo e-mail: lanzaemiranda.adv@gmail.com ou nos envie seu caso.


LANZA & MIRANDA Advogados Associados | Advogado Especialista em Direito do Consumidor


Uberlândia/MG.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page