top of page
  • Foto do escritorLio Miranda Advogados Associados

Recall Mundial das Próteses de Silicone!

Atualizado: 4 de nov. de 2019


Recall. Prótese de Silicone. Explante Silicone. Allergan.

Aqui em nosso escritório de advocacia em Uberlândia, o caso do recall das próteses texturizadas da Allergan BIOCELL, nos chamou muito a atenção.


Uma cliente que se queixava pelo fato de ter realizado uma cirurgia para implantar próteses de silicone nas mamas!


A questão é que, por um acaso, ela veio a saber que a fabricante das próteses que ela havia implantado, estava sendo alvo de diversas pesquisas relacionadas à incidência de desenvolvimento de um tipo de linfoma de células grandes, também conhecido, mais tecnicamente como BIA-ALCL, associado aos implantes mamários texturizados Allergan BIOCELL.


Ela nos relatou que estava muito preocupada com os ricos de desenvolver o linfoma e que gostaria de fazer a explante das próteses para, então substituí-las por outras de outra marca.


Através de algumas pesquisas realizadas sobre o tema que, embora muito importante, tenha sido veiculado, em minha opinião, de forma muito discreta; constatamos que a Allergan, originalmente, a pedidos do FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos, realizou um recall para retirar as próteses do mercado.


Assim, de modo resumido, diante das pesquisas realizadas pelo FDA e também por outros institutos, sendo um europeu e outro da Nova Zelândia e Austrália, o recall se tornou mundial.


O que sabemos, pelas pesquisas que realizamos, é que até o momento não existe uma ação coletiva para tratar sobre o tema.


Outro dado relevante é que a conduta da Allergan, pode ser diferenciada dependendo do país e do caso em que se encontra o cliente.


Por isso, no caso da nossa cliente, estamos resolvendo de forma individualizada e visando toda a restituição do dano material sofrido por ela, como: novas próteses, honorários médicos, internação, medicamentos, etc. bem como, os danos morais.


O mais importante, algo que gostaríamos de deixar muito claro é que, não há motivo para pânico, embora muito desagradável, a situação pode ser totalmente controlada, segundo a própria fabricante e também os médicos que se manifestaram acerca do tema.


Para maiores informações a respeito desse tema, entre em contato através do site, pelo e-mail: lanzaemiranda.adv@gmail.com ou pelo WhatsApp (34) 9.8403-5645.


Lanza e Miranda Advogados Associados | Advogado especialista em direito do consumidor.


Uberlândia/MG.


Abaixo, seguem os links dos artigos que usamos para embasar esta publicação.










https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=133997681265173&id=111252396873035&__tn__=K-R

56 visualizações0 comentário
bottom of page